Estudantes do IMIB beneficiam de sala de informática


Benguela - Uma sala de informática equipada com 20 computadores foi posta à disposição ontem, terça-feira, dos estudantes do Instituto Médio Industrial de Benguela (IMIB), numa oferta da empresa ITA (Internet Technologies Angola) em parceria com o Ministério da Educação.

Num investimento de seis milhões de kwanzas, o gesto abarcou a remodelação e apetrechamento da referida sala, montagem e instalação das 20 estações completas de computadores com CPU, teclados e rato (mouse), um Smart Tv de mais de 40 polegadas, aparelhos de ar condicionado e internet de alta capacidade. 
Falando no acto de entrega, o director-geral do ITA, Francisco Pinto Leitão, disse que a iniciativa enquadra-se na acção social da empresa e resulta da angariação de fundos no último torneio de golfe solidário, realizado em finais de 2018, na capital do país.
Referiu ser a segunda sala do género entregue pela empresa, sendo a primeira oferecida a um instituto em Viana (Luanda). Prometeu continuar com acções similares, uma vez que a empresa privada de telecomunicações assume o compromisso de contribuir no engrandecimento do país e da diversificação da economia.  
Por seu lado, o representante do Ministério da Educação, Giza Custódio, apelou a sociedade a seguir o exemplo da referida empresa, pois, a melhoria da qualidade do ensino depende de todos os cidadãos.
Na ocasião, a administradora municipal adjunta de Benguela para área financeira e orçamental, Luísa Mário, disse que o contexto actual do desenvolvimento do ensino em Angola caracteriza-se por mudanças significativas, operadas em termos de organização e reorganização do ensino.
Solicitou uma boa gestão deste laboratório de informática para servir a componente prática das disciplinas que são ministradas nos diferentes cursos.
Entretanto, o director da escola, Artur Mapuna, agradeceu a empresa pelo reconhecimento da instituição, cujos interesses estão voltados ao serviço do conhecimento e desenvolvimento técnico e tecnológico.
O IMIB tem inscritos no presente ano lectivo 2.695 estudantes, distribuídos em três turnos. O laboratório vai funcionar em dois turnos (manhã e tarde).
O ITA é um operador privado fundado em 2005 e conta actualmente com 150 colaboradores, tendo soluções integrada e altamente fiáveis de telecomunicações que envolvem internet, VPN, Data Center, Cloud Services e Voz.

Comentários